quarta-feira, 15 de julho de 2009

Imediatismo: o arquiinimigo da excelência


Antigamente, para se ter uma notícia levava-se dias, meses e até anos. Hoje, basta o clique do mouse. Antes, nossos lentos meios de transportes eram cavalos, bicicletas e calhambeques. Agora, há carros velozes, trens-bala e jatinhos. Tudo ficou mais rápido, ágil e eficaz devido aos avanços tecnológicos.

De certa forma, parece que todo esse avanço tem nos afetado drasticamente: tudo tem que acontecer imediatamente e não há tempo para esperar. Ademais, temos a sensação de que tudo está passando num piscar de olhos e, assim, alguns cristãos concluem que os dias estão sendo abreviados.

Como resultado, alguns jovens movidos pelo imediatismo, alistam-se nos seminários e nas agências missionárias com pouca experiência de vida, sem profissão e sem nunca ter trabalhado. Pasmem! Alguns não chegaram nem a ler o Novo Testamento. Mas crêem cegamente que, ao término do curso, serão "os pastores" e "os missionários" que salvarão o mundo.

Quando concluí um curso missionário na JOCUM, muitos colegas me questionaram por não ficar na base, servindo em tempo integral. Simplesmente entendi que uma faculdade e o tão sonhado seminário teológico seriam necessários.

Ouvi, muitas vezes, o mesmo clichê de alguns missionários: “você perdeu a visão!” Na época, um irmão mais chegado me disse: “cara, não há mais tempo para isso, Jesus vai voltar. Vamos fazer missões!”
Pois bem! Presentemente, o que mais testemunho é a volta de missionários de suas bases. Adivinha por quê? A fim de correr atrás do tempo perdido. Infelizmente, as nações estão cheias de “evangelistas” que só pregam suas experiências pessoais e dançam.

A necessidade do campo é bem mais ampla. Precisa-se de médicos, advogados especializados em direito internacional, enfermeiras e teólogos capazes de ensinar o povo a interpretar corretamente as Sagradas Escrituras.

Se você quer fazer a obra de Deus com excelência, invista em seu chamado. Estude outros idiomas, faça um curso universitário ou profissionalizante e, principalmente, sirva a sua igreja com os talentos que Deus lhe deu. Pois, se você não faz nada em sua própria igreja, não pense que vai fazer coisas mirabolantes fora dela.

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou;...” Ec. 3.1-2.
Que Deus nos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário